11/09/2023 às 21h17min - Atualizada em 12/09/2023 às 00h18min

Áudio e vídeo acelerados podem afetar capacidade de reter informação

Psicólogos e pesquisadores afirmam que pessoas habituadas aos estímulos frenéticos podem ter dificuldade em aprofundar e associar temas.

Agência Brasil
https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2023-09/audio-e-video-acelerados-podem-afetar-capacidade-de-reter-informacao


O hábito de acelerar a velocidade de áudios e vídeos pode causar efeitos negativos na saúde. Psicólogos e pesquisadores afirmam que pessoas expostas frequentemente a estímulos frenéticos podem desenvolver dificuldade em reter informações.



“É como se você desenvolvesse, com a passagem do tempo, uma incapacidade de se aprofundar nos temas. Não é necessariamente que você fica ansioso, mas você não sabe mais o que fazer com uma informação que demora um pouco. Tem que associar, mas você perdeu a habilidade de associar”, explica o psicólogo Cristiano Nabuco em entrevista à TV Brasil.



Uma pesquisa do Conselho Nacional de Secretários de Saúde aponta que 31,6% dos jovens, entre 18 e 24 anos, já receberam diagnóstico de ansiedade.



Os especialistas alertam para os sinais que indicam efeitos do uso excessivo da internet e seus recursos, como aceleração da velocidade. Entre eles o uso de aplicativos e redes sociais por muito tempo, sensação de angústia ao identificar que a bateria do celular está acabando ou sem acesso à internet e retomada do bem-estar somente quando está conectado.



Veja a reportagem completa da TV Brasil:






Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2023-09/audio-e-video-acelerados-podem-afetar-capacidade-de-reter-informacao
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Error
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp