Mais de 4 mil voluntários estão engajados nos trabalhos de reconstrução de Muçum e Roca Sales, duas das cidades gaúchas mais atingidas pelos efeitos do excesso de chuva neste mês. Cadastrada por força-tarefa de prefeituras e governo do Estado, a mão-de-obra conta com cidadãos oriundos de mais de 20 municípios.
“Na prática, é como se desembarcasse na região, em apenas um dia, a população inteira de Muçum para ajudar na reconstrução”, ressalta o Executivo estadual. “São indivíduos ou mesmo famílias inteiras ajudando.”
Em Roca Sales, a operação solidária se desenvolve da seguinte maneira: depois de efetivado o cadastro, no qual voluntários descrevem a função que pretendem exercer, a coordenação encaminha o interessado para um dos mais de 30 grupos de 15 e 40 pessoas.
Mesclando diferentes perfis, as equipes são deslocadas com apoio da Brigada Militar para um dos nove pontos mais críticos da cidade, conforme mapeamento realizado pelas forças de segurança pública e Exército.
Só no sábado (16) a força-tarefa recebeu o reforço de 30 eletricistas. Reparos da rede de energia são um dos serviços mais demandados pelos moradores que reconstroem seus imóveis. A área urbanizada da cidade (cerca de 4 quilômetros-quadrados), onde se concentra a maior parte das construções, ficou praticamente toda destruída.
“Estamos com um bom número de pessoas empenhadas no serviço de limpeza e serviços gerais”, relata Patrícia Schwartz, diretora da escola infantil Arco-Íris e que coordena o grupo de voluntários. “Na atual fase, a comunidade precisa de serviços especializados para ajudar em pequenos reparos de imóveis residenciais e comerciais”.
De acordo com Patrícia, a maior carência é de serviços de hidráulica, elétrica, serralheria e marcenaria. Município pequeno (10 mil habitantes), Roca Sales não dispõe de oferta suficiente para suprir a demanda. “E os profissionais que temos, infelizmente, ou foram atingidos pela cheia ou estão trabalhando em casas de familiares ou amigos”, acrescenta Patrícia.
Além do apoio logístico, a força-tarefa fornece alimentação gratuita ao grupo de voluntários. A distribuição das refeições parte de duas cozinhas comunitárias montadas em espaços da prefeitura, onde também são servidas refeições para as famílias desalojadas. A mão de obra solidária também conduz os locais de preparo dos alimentos.
O eletricista Ronaldo de Souza, 25 anos, morador de Lagos dos Três Cantos, a 175 quilômetros de Roca Sales, decidiu se juntar à mobilização solidária. Funcionário do ramo industrial, ele diz que a necessidade emergencial é de revisão da rede elétrica das residências:
“Com a enxurrada, há muitos moradores com tomadas e chuveiros elétricos comprometidos. Os reparos elétricos são fundamentais para evitar episódios de curto-circuito, além de fornecer energia elétrica para o uso de máquinas e equipamentos de higiene, como máquina de lava-jato”.
Muçum
– O voluntário se desloca até Muçum para efetuar o cadastramento no local. Deve ser priorizado o transporte solidário (esquema de caronas organizado pelos próprios voluntários, de forma a reduzir a circulação de veículos no município).
– Como segunda opção, o voluntário se dirige ao Parque João Batista Marchese, em Encantado, para usar o transporte (ônibus da Brigada Militar) até Muçum.
– Estacionamento de veículos (de voluntários e da Brigada Militar): pátio da empresa Cúbica (estrada RS-129, quilômetro 84, Fátima).
– Cadastramento: prefeitura municipal (avenida Borges de Medeiros nº 50, Centro). Responsável pelo cadastramento da prefeitura: Matheus Zortéa (51) 99651-0381. Oficial da Brigada Militar responsável: capitão Engster (51) 98450-9188.
Roca Sales
– O voluntário se desloca até Roca Sales, priorizando o transporte solidário (esquema de caronas organizado pelos próprios voluntários, de forma a reduzir a circulação de veículos no município), para efetuar o cadastramento no local.
– Como segunda opção, o voluntário se dirige ao Parque João Batista Marchese, em Encantado, para utilizar o transporte (ônibus da Brigada Militar) até Roca Sales.
– Estacionamento de veículos (de voluntários e da Brigada Militar) e cadastramento: próximo ao trevo de acesso da cidade de Roca Sales. Responsável pelo cadastramento da prefeitura: Patrícia Schwartz (51) 99744-7607. Oficial da Brigada responsável: capitão Caneppele (51) 99806-3250.
(Marcello Campos)
Créditos do texto/imagem: Jornal O Sul