As equipes municipais de assistência social seguem cadastrando as pessoas atingidas pelas enchentes ao longo desta semana. A equipe da SAS (Secretaria de Assistência Social) está monitorando as atividades nos 11 municípios mais afetados: Muçum, Roca Sales, Arroio do Meio, Colinas, Cruzeiro do Sul, Encantado, Estrela, Lajeado, Santa Tereza, Taquari e Venâncio Aires.
As famílias que se enquadram nos critérios de pobreza e extrema pobreza são direcionadas para o programa Volta por Cima. Para as demais está sendo elaborado um programa que atenda às necessidades e possibilite a recuperação das perdas e dos danos sofridos.
O objetivo do cadastramento é poder realizar um mapeamento e identificar o número de pessoas que necessitam auxílio. De acordo com o titular da SAS, Beto Fantinel, é preciso calcular de forma mais precisa os prejuízos de toda a população afetada pela tragédia, para que possa ser formulada uma política pública personalizada de assistência.
O Estado também destinará recursos doados ao Fundo SOS Rio Grande do Sul para socorrer as pessoas diretamente atingidas pelas enchentes. O PIX para contribuição é 92.958.800/0001-38
Fim de semana de mutirão
Por serem os municípios mais atingidos, Muçum e Roca Sales, receberam um mutirão de cadastramento no final de semana. Ao todo, 627 famílias informaram suas perdas, danos e a situação em que se encontram.
Locais para cadastramento
Arroio do Meio
Colinas
Cruzeiro do Sul
Dois Lajeados
Encantado
Abrigos
Postos de saúde
Estrela
Ginásios
Cras
Lajeado
Muçum
Roca Sales
Santa Tereza
São Valentim do Sul
Taquari
Venâncio Aires
Créditos do texto/imagem: Jornal O Sul