20/09/2023 às 23h01min - Atualizada em 21/09/2023 às 00h21min

Extinção da Chama Crioula em Porto Alegre encerra oficialmente os festejos farroupilhas de 2023

Extinção da Chama Crioula em Porto Alegre encerra oficialmente os festejos farroupilhas de 2023 - Jornal O Sul

Jornal O Sul
https://www.osul.com.br/extincao-da-chama-crioula-encerra-em-porto-alegre-os-festejos-farroupilhas-de-2023/


Realizada na noite desta quarta-feira (20) no Acampamento do Parque da Harmonia, em Porto Alegre, a cerimônia de extinção da Chama Crioula – um dos símbolos gauchescos – encerrou oficialmente os festejos farroupilhas de 2023. A programação teve, ainda, hinos executados pela Banda Municipal e “Cavalgada Solidária” para arredação de donativos às vítimas de enchentes.

A mestre de cerimônias e presidente da comissão responsável pelo evento anual, Liliana Cardoso, ressaltou as dificuldades que quase inviabilizaram as atividades: “Solidariedade, sustentabilidade e resiliência são palavras que nos fizeram chegar até aqui”.

Essa avaliação foi corroborada pelo titular da Secretaria Municipal da Cultura e Economia Criativa, Henry Ventura, assim como o prefeito Sebastião Melo. Ele mencionou as tragédias causadas pelas chuvas em excesso no Rio Grande do Sul neste mês, devido à passagem de um ciclone extratropical. “O Acampamento termina hoje mas a solidariedade não”.

O chefe do Executivo municipal anunciou que as festividades farroupilhas do ano que vem terão mais dois dias de duração, uma vez que o feriado do 20 de Setembro (que tradicionalmente marca o fim dos festejos) cairá em uma sexta-feira. As atividades serão estendidas, por tanto, até domingo.

Ao todo, foram milhares de visitantes, 232 piquetes (galpões de menor porte) erguidos por entidades e empresas, além de atrações culturais e ações solidárias. A desmontagem do Acampamento Farroupilha começa nesta quinta-feira (21) e deve ser concluída até o dia 30.

Cavalgada solidária

Com o cancelamento do Desfile Farroupilha, em respeito às vítimas das enchentes no Estado. A comissão organizadora e o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) evento foi substituído pela realização de uma iniciativa inédita: as cavalgadas solidárias, com foco na arrecadação de donativos.

Em Porto Alegre, cerca de 300 pessoas vestidas com indumentária típica percorreram em suas montarias pela avenida Beira-Rio portando bandeiras e recolhendo contribuições – sobretudo alimentos não perecíveis. Dentre elas, autoridades como o prefeito, seu vice Ricardo Gomes e o titular da Secretaria Municipal da Cultura e Economia Criativa (SMCec), Henry Ventura.

A comissão dos festejos informou que o total arrecadado desde 1º de setembro já lotavam ao menos quatro caminhões. Tudo deve ser encaminhado ainda nesta semana pela Defesa Civil de Porto Alegre a quem mais precisa.

(Marcello Campos)


Créditos do texto/imagem: Jornal O Sul



Fonte: https://www.osul.com.br/extincao-da-chama-crioula-encerra-em-porto-alegre-os-festejos-farroupilhas-de-2023/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Error
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp