As cavalgadas solidárias em prol das vítimas das enchentes marcam o feriado de 20 de Setembro em todo o Rio Grande do Sul. Em Porto Alegre, o tradicional desfile da Revolução Farroupilha foi substituído por passeios a cavalo descentralizados.
Conforme a 1ª Região Tradicionalista, que organiza os trajetos, a primeira cavalgada na Capital começa às 8h30min em direção ao Palácio Piratini.
A presidente da Comissão Estadual dos Festejos Farroupilhas 2023 e secretária adjunta estadual da Cultura, Gabriella Meindrad, informou que o palácio recebe doações durante todo o dia. “Estaremos por lá até as 17h de quarta-feira para recolher os materiais que as pessoas atingidas pelas enchentes mais precisam neste momento. As cavalgadas solidárias são uma forma de unir forças e promover a solidariedade entre os gaúchos”, afirmou.
A ideia de realizar cavalgadas solidárias foi construída em conjunto com a Comissão Estadual dos Festejos Farroupilhas. O intuito é arrecadar materiais para atender as demandas dos municípios atingidos pelos temporais, como itens de higiene e limpeza, roupas íntimas e de cama. A Comissão Estadual e o MTG (Movimento Tradicionalista Gaúcho) recomendaram que todos os municípios do Estado adotem a iniciativa.
“As homenagens aos Festejos Farroupilhas que estão sendo organizadas em todo o Estado, em diversos formatos, têm o mesmo objetivo: a solidariedade”, acrescentou Gabriella.
Itinerários em Porto Alegre
– Itinerário Sentinelas da Chama, com início às 8h30min
Av. Aureliano de Figueiredo Pinto
Av. Augusto de Carvalho
Av. Loureiro da Silva
R. Gen. Vasco Alves
R. Duque de Caxias
Av. João Pessoa
R. Avai
R. Lima e Silva
Av. Borges de Medeiros
Av. Aureliano de Figueiredo Pinto
– Itinerário Cavaleiros Estância da Azenha, com início às 10h
Av. Aureliano de Figueiredo Pinto
Av. Borges de Medeiros
R. José de Alencar
R. Érico Veríssimo
R. Ipiranga
Av. Azenha
R. Princesa Isabel
R. Silva Só
R. Mariante
Av. Vasco da Gama
R. Santo Antônio
Parque Redenção
Av. João Pessoa
Av. Loureiro da Silva
R. Edvaldo Pereira Paiva
Av. Aureliano de Figueiredo Pinto 155
Créditos do texto/imagem: Jornal O Sul