Após um intervalo de quatro anos por causa da pandemia de coronavírus, o Congresso Sul-Americano de Agricultura de Precisão e Máquinas Precisas (APSUL América), que é realizado a cada dois anos, volta a acontecer a fim de contribuir para o enriquecimento do conhecimento no agronegócio. A sexta edição do evento inicia na terça-feira (26).
A programação é realizada no Parque da Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque, com duração de dois dias. “A Agricultura de Precisão foi um dos principais avanços tecnológicos no agronegócio. Cada vez mais o setor primário se torna mais digital e a precisão cada vez mais milimétrica, fatores fundamentais para avançarmos na sustentabilidade de nossa atividade como um todo. E esse debate vai nortear as atrações do evento”, destaca a presidente do Sindicato Rural de Não-Me-Toque, Teodora Lütkemeyer, que também lidera a comissão organizadora do evento.
Além do Sindicato Rural de Não-Me-Toque, também são realizadores do evento o Sistema Farsul, a Prefeitura de Não-Me-Toque, a Cotrijal e a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). As atividades iniciam às 8h de terça com o credenciamento de todos os participantes. Na sequência, às 8h20min, Teodora, o professor Telmo Amado, coordenador Técnico do APSUL América, e o professor Lúcio do Amaral, coordenador científico do congresso, concedem uma entrevista coletiva.
Em seguida, tem início o Painel I, às 8h45min, com o tema “Desafios da Agricultura no Brasil, Holanda e Argentina: frente à produção de alimentos para o mundo”.
A abertura oficial está marcada para as 10h30min, ocasião em que várias autoridades serão recepcionadas pela comissão organizadora do APSUL América. O evento segue com painéis na terça-feira à tarde e também durante a quarta-feira. O Congresso ainda oportuniza a exposição de trabalhos acadêmicos e nove minicursos para os participantes. O APSUL tem exposição de máquinas agrícolas, produtos e serviços, somando mais de 20 expositores. No primeiro dia de programação, também acontece um happy hour entre os participantes, a partir das 20h.
Para acessar o evento, assistir aos debates no auditório principal e frequentar a opção de minicurso escolhida, os interessados precisam estar inscritos no site do Congresso. De acordo com a comissão organizadora, restam poucas vagas, mas ainda é possível se inscrever no 6° APSUL América. O formulário de inscrição e a programação completa podem ser acessados em https://www.apsulamerica.com.br.
Créditos do texto/imagem: Jornal O Sul