Nesta terça-feira (26), a chuva intensa e que atinge quase sem trégua do Rio Grande do Sul desde o início do mês fez nova vítima. Trata-se de uma idosa que morreu após o carro de sua família ser arrastado por enxurrada em uma estrada de chão-batido na cidade de Barra do Ribeiro. O caso deve ampliar para 50 a contagem oficial de perdas humanas diretamente associadas ao desastre climático no Estado.
A vítima foi identificada como Elisabete Terezinha da Silva Nunes, 60 anos. De acordo com informações da Brigada Militar (BM), a intensidade da água causou o rompimento de um trecho da estrada enquanto o motorista de um Chevrolet Celta tentava cruzar a área. O veículo acabou levado pela correnteza, até cair em um riacho.
Após sair do carro, o condutor conseguiu retirar os dois netos que estavam com o casal. Mas não deu tempo de salvar a esposa. Um mergulhador do Corpo de Bombeiros localizou o corpo de Elizabete.
Vítimas anteriores
Balanço atualizado pela Defesa Civil estadual na noite desta terça-feira contabiliza os óbitos causados pela passagem de um ciclone extratropical pelo Estado. A maioria das vítimas residia na região do Vale do Taquari, uma das mais atingidas. Confira a estatística:
– Muçum: 16.
– Roca Sales: 12.
– Cruzeiro do Sul: 5.
– Bom Retiro do Sul: 1.
– Lajeado: 3.
– Colinas: 2.
– Estrela: 2.
– Ibiraiaras: 2.
– Encantado: 1.
– Imigrante: 1.
– Mato Castelhano: 1.
– Passo Fundo: 1.
– Santa Tereza: 1.
– São Valentim do Sul: 1.
Deparecidos
– Muçum: 3.
– Lajeado: 2.
– Roca Sales: 2.
– Arroio do Meio: 1.
– Encantado: 1.
Outros dados
– Municípios atingidos: 107.
– Total de pessoas afetadas: 402.297.
– Pessoas resgatadas: 3.130.
– Desabrigados registrados: 5.216.
– Desabrigados no momento: 490.
– Desalojados: 22.283.
– Feridos: 943.
Orientações
É possível se cadastrar para receber os alertas meteorológicos, que servem também como prevenção. Basta enviar o CEP de sua localidade por SMS para o número 40199. Em seguida, é recebida uma confirmação, habilitando assim ao recebimento das informações.
Também é possível fazer cadastro via aplicativo Whatsapp. Para ter acesso ao serviço, é necessário se cadastrar pelo telefone (61) 2034-4611 e, em seguida, interagir com o chatbot (robô de atendimento), enviando um simples “Oi”.
Após essa primeira interação, o usuário poderá compartilhar sua localização atual ou escolher qualquer outra do seu interesse e, dessa forma, receber as mensagens que serão encaminhadas pelos órgãos de Defesa Civil.
(Marcello Campos)
Créditos do texto/imagem: Jornal O Sul