Operação deflagrada há 15 meses pela Brigada Militar (BM) em integração com outros órgãos de segurança pública estaduais, federais e internacionais contribuiu para diminuir em aproximadamente 10% os casos de abigeato (furto de gado) e outros crimes na zona rural de 137 municípios gaúchos. No foco da iniciativa estão a Região das Missões e a faixa de fronteira com Santa Catarina, Uruguai e Argentina.
A ofensiva estratégica tem por base ações de patrulhamento e fiscalização desde 1º de julho de 2022. Saldo até agora: ao menos 1.870 prisões, 299 recapturas de fugitivos, oito recuperações de máquinas agrícolas, além de diversas apreensões. O número de propriedades rurais visitadas já chega a 7,7 mil.
Foram recolhidos quase 69 mil litros de agrotóxicos, 1,1 milhão de maços de cigarro, mais de mil toneladas de grãos, 63,1 mil bebidas, 2,2 toneladas de drogas, 390 armas e 8.935 itens de munição. “Ações de aproximação, interação e policiamento das comunidades rurais também obtiveram efeito positivo”, acrescenta a corporação.
Outros crimes
Ainda de acordo com a BM, a melhora de indicadores se estendeu a outros crimes contra a vida e o patrimônio nas áreas contempladas. No acumulado de janeiro até o fim setembro deste ano, a queda geral foi de 6% em relação ao mesmo período em 2022. Os furtos e arrombamentos baixaram 8%, ao passo que nos assaltos a residências a diminuição foi de 4%.
(Marcello Campos)
Créditos do texto/imagem: Jornal O Sul