24/10/2023 às 21h30min - Atualizada em 25/10/2023 às 00h43min

População gaúcha passa a contar com programa de integração entre ouvidorias de órgãos públicos

População gaúcha passa a contar com programa de integração entre ouvidorias de órgãos públicos - Jornal O Sul

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Em parceria com o Tribunal de Justiça, o governo gaúcho lançou nesta terça-feira (24) o projeto “O Rio Grande Te Escuta”, voltado à integração entre ouvidorias de instituições públicas para facilitar o acesso a informações e o encaminhamento de denúncias, críticas, dúvidas, sugestões e elogios. A iniciativa inclui um guia explicativo sobre esse tipo de serviço e como entrar em contato.

Na solenidade, realizada no Palácio da Justiça, foi lançado Com ele, será possível ampliar a divulgação dos canais de comunicação dos órgãos do Estado e permitir que o cidadão tenha conhecimento dos assuntos tratados por cada um deles, garantindo um atendimento acessível, ágil e humanizado.

As ouvidorias têm como finalidade proporcionar um canal de comunicação entre sociedade e poder público, bem como de acompanhamento das demandas. Dentre suas atribuições estão o recebimento e tratamento de reclamações, dúvidas, elogios e sugestões relacionadas serviços públicos, sob uma ótica de transparência, trabalho correto de servidores e eficiência das instituições.

Nos primeiros nove meses do ano, a OGE recebeu mais de 8 mil contatos, dentre sugestões, dúvidas, elogios e reclamações. Já o Canal Denúncia registrou 3.251 demandas, ao passo que as solicitações por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI) totalizaram 2.675 manifestações.

Para reforçar a divulgação de “O Rio Grande Te Escuta”, será realizado um evento em Porto Alegre neste sábado (28), das 10h às 13h. Uma equipe de representantes de diferentes órgãos públicos estará nas imediações do Monumento ao Expedicionário, no Parque da Redenção, com atendimentos e distribuindo do guia em versão impressa.

Com a palavra…

Durante o evento, realizado no Palácio da Justiça, o governador Eduardo Leite lembrou que a administração pública deve sempre propiciar um atendimento facilitado e de excelência à população:

“Quando trabalhamos em iniciativas de integração das nossas estruturas, em favor do cidadão, fazemos isso pensando em algo que deve ser lembrado constantemente. A vida das pessoas não respeita a compartimentação de estruturas. O cidadão é um só e a vida dele não é dividida conforme suas relações com cada instituição”.

Ele acrescentou: “Precisamos trabalhar para atender o cidadão integrando nossos esforços em tudo o que for possível, pois ele é o verdadeiro dono de tudo isso. Precisamos ouvir mais para errarmos menos e percorrer o caminho da excelência na prestação de serviços e na boa aplicação dos recursos”.

Pasta que coordena a Ouvidoria-Geral do Estado (OGE), a Casa Civil foi representada por seu titular Artur Lemos, que ressaltou a importância do novo programa.

“Esta é uma ação pioneira para garantir uma comunicação de qualidade entre o serviço público e os cidadãos. Pretendemos maximizar a difusão dessas informações para que eles possam aproveitar melhor e utilizar o canal de ouvidoria nos momentos em que for necessária a conexão entre os prestadores do serviço público e a sociedade”.

A presidente do TJ-RS, desembargadora Iris Helena Medeiros Nogueira, ressaltou o papel das ouvidorias como ferramenta de comunicação:

“Deve-se enaltecer a relevância dessas facilitadoras do diálogo e aproximação entre o cidadão e instituições públicas, viabilizando assim a cooperação coletiva no controle da qualidade dos serviços prestados. São, ainda, um eficiente canal de contato com a população”.

Para a ouvidora-geral do Estado, Viviane Migliavacca, a credibilidade dos canais tem aumentado. “Além do encaminhamento eletrônico, recebemos o cidadão no andar térreo do Centro Administrativo Fernando Ferrari. A OGE já estuda a implantação do agendamento on-line, mais uma facilidade voltada a quem busca atendimento presencial”, antecipa.

(Marcello Campos)


Créditos do texto/imagem: Jornal O Sul



Fonte: https://www.osul.com.br/populacao-gaucha-passa-a-contar-com-programa-de-integracao-entre-ouvidorias-de-orgaos-publicos/
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