07/11/2023 às 21h43min - Atualizada em 08/11/2023 às 00h16min

Municípios afetados pelo ciclone no Rio Grande do Sul podem participar do programa Reconstruir

Municípios afetados pelo ciclone no Rio Grande do Sul podem participar do programa Reconstruir - Jornal O Sul

Jornal O Sul
https://www.osul.com.br/municipios-afetados-pelo-ciclone-no-rio-grande-do-sul-podem-participar-do-programa-reconstruir/


O governo gaúcho publicou, nesta terça-feira (7), a Instrução Normativa 1/2023. O documento amplia o número de municípios afetados pelos eventos climáticos que podem participar do programa Reconstruir.

A lista contempla Colinas, Cruzeiro do Sul, Estrela, Humaitá, Lajeado e Venâncio Aires que se juntam às localidades de Arroio do Meio, Caraá, Encantado, Maquiné, Muçum, Roca Sales, Santa Tereza e Sede Nova.

Os municípios incluídos poderão pedir ao Estado o subsídio parcial de juros remuneratórios devidos e pagos pelos proprietários de negócios que tenham operações de crédito contratadas com o Banrisul.

Os recursos para a amortização são de R$ 18,5 milhões e têm origem no Fundo Operação Empresa do Estado do Rio Grande do Sul (Fundopem-RS), programa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec).

Esse aporte é utilizado para equalizar juros de uma linha de R$ 100 milhões operada pelo Banrisul e destinada a micro, pequenas e médias empresas. O montante reduziu a taxa de juros, passando de 1,27% para 0,6%, com 12 meses de carência e 36 meses de prazo para os tomadores.

O Reconstruir beneficia microempreendedores individuais (MEI), microempresas, empresas de pequeno porte e empresas de médio porte. Para participar do programa, as empresas devem:

comprovar o enquadramento nos grupos econômicos contemplados pela medida;
ter matriz ou unidade filial em funcionamento nos municípios indicados;
mostrar provas de que foram afetadas pelos eventos climáticos;
ter registro na Junta Comercial do Rio Grande do Sul (JucisRS) em data anterior ao evento climático;
comprovar a regularidade fiscal e firmar autodeclaração vinculando a utilização do valor recebido na operação de crédito à atividade econômica exercida para sanar os prejuízos decorrentes do evento climático.
Os empresários que preencherem os requisitos devem procurar o Banrisul, que avaliará a concessão do benefício.

 


Créditos do texto/imagem: Jornal O Sul



Fonte: https://www.osul.com.br/municipios-afetados-pelo-ciclone-no-rio-grande-do-sul-podem-participar-do-programa-reconstruir/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Error
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp