Na manhã desta quarta-feira (15), a PRF (Polícia Rodoviária Federal) prendeu um casal que era procurado pela Justiça em razão do cometimento de estelionatos contra idosos. A ação ocorreu na BR-293 em Bagé, na Região da Campanha.
Na terça-feira (14), após ter sido deflagrada pela Polícia Civil a Operação Mendax em Pelotas, que resultou na prisão de três pessoas, a PRF foi avisada que havia um casal que não foi localizado. Eles estavam com mandado de prisão preventiva expedida e estariam em uma Ecosport.
Conforme a investigação da Polícia Civil, o casal procurado integrava uma quadrilha que utilizando-se de uma instituição financeira de fachada abordava pessoas idosas na rua, oferecendo, geralmente, renegociação de empréstimos.
Enquanto um dos golpistas distraía a vítima, os demais realizavam compras e saques com os cartões, além de contratar novos empréstimos, e até a portabilidade de rendimentos para outra instituição bancária, a fim de possibilitar a contratação de novas transações.
Durante as investigações da Polícia Civil foram identificadas mais de 20 vítimas, que juntas tiveram um prejuízo estimado em R$ 200 mil. Durante patrulhamento na BR-293, em Bagé, uma equipe da PRF visualizou a Ecosport denunciada com placas de Pelotas. O veículo foi abordado e nele estava o casal procurado pela Justiça.
A mulher, de 32 anos, e o homem, 39 anos, ambos de Pelotas, foram encaminhados para a polícia judiciária de Bagé, para posteriormente serem conduzidos ao presídio ficando à disposição da justiça.
O homem já possuía antecedentes criminais por tráfico de drogas, sequestro relâmpago, porte ilegal de arma de fogo e furto de estabelecimento comercial.
Créditos do texto/imagem: Jornal O Sul