O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) e a Defesa Civil do Rio Grande do Sul alertam que, entre esta terça (16) e quarta-feira (17), áreas de instabilidade se deslocam sobre todo o Estado e parte de Santa Catarina, provocando chuvas intensas, raios, queda de granizo e rajadas de vento.
“A instabilidade ocorre devido a uma ampla e persistente área de baixa pressão atmosférica em superfície que favorece o aumento do fluxo de ar úmido e quente vindo do Norte. Essa configuração, combinada ao padrão de ventos em altos níveis, potencializará as áreas de instabilidade entre a Argentina e o Uruguai, que, posteriormente, avançam sobre parte da Região Sul do Brasil”, informou o Inmet.
O instituto prevê acumulados diários de chuva superiores a 100 milímetros em alguns pontos. A previsão indica rajadas de vento acima de 90 km/h especialmente no Rio Grande do Sul e no Sul e Litoral Sul de Santa Catarina.
Segundo a Defesa Civil, nesta quarta-feira as tempestades se intensificam e atingem praticamente todas as regiões do território gaúcho.
“É importante que, antes das chuvas, a população verifique as condições do telhado da sua casa e árvores no entorno e adote medidas preventivas, caso sejam necessários reparos. Durante as chuvas, o cidadão deve manter-se em segurança, retirar equipamentos eletrônicos da tomada e fechar bem portas e janelas. Também é importante procurar mais informações junto à Defesa Civil Municipal, conhecer os planos de contingência do município para saber quais os riscos e como agir em caso de desastre, como rotas de fuga, locais de abrigamento e fontes de risco”, afirmou o órgão.
A instabilidade perde força a partir de quinta-feira (18), quando o sistema de baixa pressão atmosférica se desloca para o mar.
Créditos do texto/imagem: Jornal O Sul