28/04/2022 às 17h28min - Atualizada em 28/04/2022 às 18h02min

Defesa Civil estadual auxilia municípios atingidos por cheias na Fronteira Oeste

Defesa Civil estadual auxilia municípios atingidos por cheias na Fronteira Oeste - Jornal O Sul

O Sul
https://www.osul.com.br/defesa-civil-estadual-auxilia-municipios-atingidos-por-cheias-na-fronteira-oeste/

A Defesa Civil estadual mantém o estado de alerta para municípios da Fronteira-Oeste prejudicados pelo grande volume de chuvas esta semana. Nesta quinta (28), alerta foi emitido em relação ao rio Ibirapuitã, em Alegrete, devido à possibilidade de alagamentos nas áreas ribeirinhas. Em Quaraí, onde o rio transbordou e inundou casas, causando a retirada de 909 pessoas de suas residências, as águas começaram a baixar.

“O nível da água está baixando, mas as equipes das Secretaria e Defesa Estadual estão em alerta para caso haja algum chamado. No momento, não chove e temos sol em Quaraí”, informou o Adjunto da Coordenadoria Regional, 1° Tenente José Mario Britos da Silva, que está acompanhando a situação no local.

Com a redução das chuvas na região, o nível da água do rio Quaraí, que chegou a atingir 11,34 metros, caiu para 10,75m. A cota de transbordamento do rio é de 9,50m. A maioria das pessoas desalojadas está na casa de familiares próximos e, cerca de 100, estão em um abrigo do município.

Apesar do sol, a instabilidade do tempo requer alerta. A previsão da meteorologia indica pancadas de chuvas na região nos próximos dias. Nessas condições, há possibilidade de nova elevação do rio Quaraí e afluentes.

WhatsApp Image 2022 04 28 at 15 24 38

WhatsApp Image 2022 04 28 at 15 24 38

Ponte Férrea, em Alegrete, no rio Ibirapuitã, cheio pelas chuvas dos últimos dias – Foto: Cap Sandro Martins / Defesa Civil

 

O rio Ibirapuitã, em Alegrete, seguiu subindo e entrou em cota de alerta – quando o rio atinge um nível elevado, no qual há grande possibilidade de inundação. O nível da água do rio, que tem uma cota de transbordamento de 9,70m, está em 11,50m.

Na cidade, 70 pessoas estão desabrigadas, sendo alojadas no ginásio municipal. Segundo a Defesa Civil estadual, que, em parceria com as autoridades locais, presta suporte técnico para a população ribeirinha, 128 famílias estão desalojadas, num total de 320 pessoas, e estão junto a familiares. No momento, não chove no município.



Fonte: https://www.osul.com.br/defesa-civil-estadual-auxilia-municipios-atingidos-por-cheias-na-fronteira-oeste/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Error
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp