Na madrugada desta segunda-feira (12), o Brasil perdeu uma de suas figuras mais emblemáticas do empreendedorismo, Luiza Trajano Donato, fundadora do Magazine Luiza. A empresária faleceu aos 97 anos, em Franca, no interior paulista. Tia da atual presidente do Conselho de Administração da empresa, Luiza Helena Trajano, Donato foi uma visionária que transformou um pequeno negócio local em uma das maiores redes varejistas do país. morre
A trajetória empreendedora de Luiza Trajano Donato começou aos 31 anos, quando investiu suas economias acumuladas ao longo dos anos de trabalho no varejo para adquirir a loja de presentes Cristaleira, situada no centro de Franca. Essa empreitada marcou o início da história do Magazine Luiza, que mais tarde se expandiria para além das fronteiras municipais.
Na década de 90, Luiza fez uma escolha crucial para o futuro da empresa ao nomear sua sobrinha, Luiza Helena Trajano, como sucessora nos negócios. Naquela época, o Magazine Luiza era uma rede de varejo de eletroeletrônicos e móveis, concentrando-se principalmente em cidades de São Paulo e Minas Gerais. Sob a liderança de Luiza Helena, a empresa passou por uma transformação significativa, tornando-se uma varejista nacional e abrindo seu capital.
“Muitos dos valores que hoje regem os mais de 30 mil colaboradores do Magalu são reflexo do jeito de pensar e de agir de sua fundadora. Tia Luiza tinha uma energia quase inesgotável para o trabalho. Não importava se a tarefa a ser feita era empacotar um produto ou descarregar um caminhão de mercadorias. Era uma vendedora apaixonada, que conhecia as necessidades, os gostos e as possibilidades de seus clientes. Cada um deles era e deveria ser tratado como alguém especial, como a razão de ser do negócio“, destaca a nota oficial da Magazine Luiza.
A notícia Morre a fundadora do Magazine Luiza aos 97 anos foi publicada no Portal Leouve.