30/04/2022 às 21h46min - Atualizada em 30/04/2022 às 22h35min

“Dia D” contra gripe e sarampo teve quase 11 mil vacinados em Porto Alegre neste sábado

“Dia D” contra gripe e sarampo teve quase 11 mil vacinados em Porto Alegre neste sábado - Jornal O Sul

O Sul
https://www.osul.com.br/dia-d-contra-gripe-e-sarampo-teve-quase-11-mil-vacinados-em-porto-alegre-neste-sabado/

Ao longo da manhã e tarde deste sábado (30), o “Dia D” de imunização contra a gripe e o sarampo teve como saldo em Porto Alegre a aplicação de 10.422 doses. Foram 105 postos de saúde disponibilizados para a iniciativa, que contou ainda com passe-livre nos ônibus do transporte público. Tudo para acelerar o avanço da cobertura vacinal.

O movimento foi tranquilo e constante na maioria dos locais. Mas alguns registraram maior procura, como o Modelo (bairro Santana), Tristeza, Ramos e Santíssima Trindade, além das clínicas José Mauro Ceratti Lopes e Ávaro Difini.

Em 35 dos 105 endereços, também foram oferecidas primeira e segunda dose contra covid para crianças de 5 a 11 anos. No bairro Restinga (Zona Sul), o prefeito Sebastião Melo e o titular da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Mauro Sparta, acompanharam de perto a prestação do serviço em uma das unidades da região.

Neste domingo (1º) não será oferecida vacinação. E na segunda-feira (2) a campanha contra gripe passará a incluir todos os grupos prioritários indicados pelo Ministério da Saúde (imunossuprimidos etc.), em uma ofensiva com encerramento previsto para 3 de junho, junto com o término da imunização contra o sarampo.

A mobilização em Porto Alegre se deu de forma simultânea às demais 496 cidades gaúchas. Ainda não há informações gerais por parte do governo do Estado, entretanto, sobre o “Dia D” fora da capital gaúcha.

Situação

Um balanço da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) indica que 5.398 crianças com idade entre 6 meses e 5 anos incompletos já foram vacinadas contra a gripe desde o início da aplicação das doses, em 4 de abril. A estatística deve ser atualizada em breve.

Entre o público idoso (a partir de 60 anos), 864 vovós e vovôs estenderam o braço à picada, assim como 473 trabalhadores da área da saúde. Com isso, o número de injeções aplicadas nos três grupos prioritários até o momento é de pelo menos 6.735.

Já no que se refere à campanha de imunização contra o sarampo, foram contemplados 131 trabalhadores da área da saúde e 3.556 crianças na faixa de 5 a 11 anos, resultando em 3.687 doses a esses dois segmentos. A contabilização vai até as 15h deste sábado, quando diversos postos da capital funcionaram até  pelo Núcleo de Imunizações da Diretoria de Vigilância em Saúde e serão atualizados durante a semana.

(Marcello Campos)



Fonte: https://www.osul.com.br/dia-d-contra-gripe-e-sarampo-teve-quase-11-mil-vacinados-em-porto-alegre-neste-sabado/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp