A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) acatou o pedido do governo do Estado enviado via Federação Gaúcha de Futebol (FGF) e anunciou a transferência do jogo entre Inter e Juventude, pela terceira fase da Copa do Brasil, em Porto Alegre.
A partida que estava marcada para esta noite desta quarta-feira (1.º de maio) será disputada no dia 10 de maio, uma sexta-feira, no Beira-Rio, às 21 horas.
O governo gaúcho havia enviado nesta terça-feira (30) à noite, um documento à Federação Gaúcha de Futebol (FGF) pedindo o adiamento da partida entre Inter e Juventude por conta das fortes chuvas que assolam o Estado. A própria FGF já havia anunciado nesta terça (30) o adiamento da quinta rodada do Gauchão A2 que ocorreria nesta quarta-feira (inclusive com jogo do Aimoré em São Leopoldo).
A nota foi enviada ao presidente da FGF, Luciano Hocsman, e foi assinada pelo coronel Luciano Chaves Boeira, Chefe da Casa Militar. A decisão da CBF foi divulgada às 22h40 desta noite de terça-feira (30 de abril) no site da entidade.
A delegação do Juventude até iniciou viagem rumo a Porto Alegre por volta das 18 horas desta terça. No entanto, o ônibus que trazia o time precisou retornar para Caxias do Sul por conta de dificuldades encontradas no trajeto até a capital. Há diversas rodovias estaduais e federais com bloqueios parciais ou totais por conta de deslizamentos, alagamentos, queda de pontes, entre outros.
O Estado registra 5 mortes em decorrência do mau tempo e segundo a Defesa Civil 18 pessoas estão desaparecidas. Ao todo, 77 municípios foram afetados, sendo que 3.742 pessoas foram diretamente atingidas. Há, ainda, 198 pessoas em abrigos e 95 desalojadas.
Nota oficial: Internacional x Juventude
“Em virtude das condições climáticas adversas no Rio Grande do Sul, a CBF transfere o confronto entre Internacional e Juventude, no Beira-Rio, marcado para a noite desta quarta-feira (1), pela Copa Betano do Brasil, para o dia 10 de maio.
As intensas chuvas, com um índice pluviométrico de 300mm, tornaram inviável a realização do evento esportivo por motivo de força maior.
A decisão tomada em consonância com o apelo do Governador visa prioritariamente resguardar a segurança e a integridade física de todos os envolvidos no espetáculo esportivo, incluindo jogadores, comissão técnica, árbitros, torcedores e demais profissionais.
A CBF, em sua condição de zeladora do futebol nacional, reitera seu compromisso com o bem-estar dos participantes e agradece a compreensão de todos os aficionados pelo esporte.”
Leia o pedido do governo à FGF (que o enviou à CBF) na íntegra:
“Ao cumprimentá-lo cordialmente, diante do cenário meteorológico vigente, com elevados volumes pluviométricos já registrados em nosso Estado, os quais já fizeram com que diversas pessoas tivessem que deixar suas residências devido as forças da natureza, bem como resultaram no comprometimento de estruturas de estradas e rodovias, e diante da previsão para os próximos dias que indicam ainda mais volumes de chuva, o que pode trazer prejuízos adicionais e insegurança aos deslocamentos municipais e intermunicipais das pessoas, sugiro seja adiada a partida de futebol entre Internacional vs. Juventude, prevista para o dia 01/05/2024 (quarta-feira) às 21h30min na cidade de Porto Alegre.
Saliento que atravessamos um momento delicado e que nossos recursos estão voltados para o atendimento e socorro das pessoas atingidas pelo atual desastre natural e, nesse sentido, todos os esforços devem estar direcionados na proteção e bem-estar das pessoas.
Sendo o que tinha para o momento, e contando com sua compreensão e pleno atendimento ao solicitado, me coloco a disposição para eventuais esclarecimentos.”
Créditos do texto/imagem: Portal ABC Mais.