Quatro horas depois de afirmar que a atual tragédia climática no Rio Grande do Sul será maior que a de setembro do ano passado, o governador Eduardo Leite (PSDB) fez um apelo a moradores do Vale do Taquari que foram atingidos naquela enxurrada. Segundo Leite, o nível do Rio Taquari vai subir muito nesta madrugada, superando a marca de setembro.
“Nesta madrugada, de quarta para quinta-feira, deve haver elevação do nível do Rio Taquari. Possivelmente superior aos patamares de setembro. É fundamental que moradores de Santa Tereza, Muçum, Roca Sales, Encantado e cidades seguintes atingidos em 2023 saiam de suas casas e busquem lugar seguro”, apelou o governador.
Mais cedo Leite já havia alertado para o elevado nível da barragem 14 de Julho, uma das que formam o Complexo Energético Rio das Antas. Moradores que vivem na área de risco foram orientados a deixarem suas casas imediatamente. Segundo a Companhia Energética Rio das Antas (Ceran), a vazão deve atingir níveis extremos nas próximas horas.
Créditos do texto/imagem: Portal ABC Mais.