Pacientes que procuraram a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Boqueirão nesta quarta-feira (1º) tiveram que enfrentar longa espera. Todos os pacientes que chegam no local passam pela triagem e, se há sintomas de dengue, são encaminhados para o hospital de campanha. “Está demorando muito. Há pessoas idosas aguardando desde às 14 horas. Isso é um absurdo. Informaram que há apenas um médico atendendo na UPA e outro no hospital de campanha”, comentou Tiago Machado, 34 anos, morador do Igara. O analista de estoque explica que muitas pessoas têm sintomas de dengue. “Demorei para vir, pois sei que a situação está muito complicada. Tive febre e dor nas articulações”, disse.
SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!
A Secretaria Municipal da Saúde, por meio da assessoria de imprensa, explicou que a equipe médica estava operando normalmente no feriado, com três médicos no hospital de campanha e dois na UPA Boqueirão. “Reforçamos que a população procure as UPAs apenas em casos de média e alta complexidade, que serão atendidos com maior urgência.”
Ainda no comunicado, a Prefeitura pede que em casos leves, os munícipes procurem prioritariamente as Unidades Básicas de Saúde. “O sistema de saúde de Canoas está dentro de um contexto estadual e nacional de alta procura, que afeta inclusive a rede privada. A Prefeitura segue realizando todos os esforços para garantir que a população tenha um melhor acolhimento e um atendimento mais rápido, incluindo a expansão de equipes médicas nas UBSs, a abertura de um hospital de campanha, que atende exclusivamente casos de dengue e a entrega da nova UPA Niterói.”
A UPA Niterói será inaugurada nesta segunda-feira (6), a partir das 7 horas. O espaço contará com mais de 30 profissionais da área da saúde para atendimento da população.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a espera para abertura do local ocorre devido aos trâmites com a empresa responsável pelo recursos humanos (RH) da UPA. “A espera visa garantia de uma equipe médica completa”, diz em nota.
O secretário da pasta, Mauro Sparta, salienta a importância da unidade para a região.
“Vamos começar com atendimento de 16 horas [das 7 às 23 horas]. No futuro, ela terá atendimento 24 horas. O espaço vai ajudar a reduzir o tempo e a fila de espera por atendimento da população. O fortalecimento dos serviços da nossa rede de saúde está diretamente ligada ao bem-estar e a melhor qualidade dos canoenses. Até junho faremos outras entregas de obras em Unidades de Saúde, como São José e Prata”, finaliza.
Créditos do texto/imagem: Portal ABC Mais.