A primeira-dama Janja Lula da Silva, que integra a comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Rio Grande do Sul, esteve em Canoas na tarde deste domingo (5), onde visitou alguns abrigos disponibilizados no Município, além de se encontrar com representantes da Prefeitura e vereadores canoenses.
Janja conversou com pessoas abrigadas e que precisaram deixar suas residências em decorrência do avanço das águas, abraçou e tirou fotos com apoiadores. “É realmente muito triste o que está acontecendo no Rio Grande do Sul, com nossa gente. Eu quero dizer para vocês que o lema do Governo Brasileiro, União e Reconstrução, nunca fez tanto sentido. Esse é o momento de união de todo o povo brasileiro para salvar vidas e reconstruir o Rio Grande do Sul”, disse por meio do X (antigo Twitter).
Também pelo X, Janja fez um publicação mostrando que adotou uma cachorrinha que foi resgatada em meio à tragédia vivida em Canoas. “Essa é a Esperança, o mais novo membro da nossa família. Só no abrigo em que a adotamos, são 400 bichos que precisam de alimentos, remédios, cuidado e amor. Que a alegria e a resiliência da Esperança inspirem a todos nós a superar desafios e a construir um mundo melhor juntos. Esperança, União e Reconstrução: é isso que o Brasil e o Rio Grande do Sul precisam!”, escreveu.
Ao final do vídeo, Esperança é vista no colo do presidente Lula. “Não tem nada melhor no mundo que um cachorrinho. É uma alegria. Eu tenho duas, agora vou ter três”, diz o presidente. Além da nova adotada, o casal presidencial é tutor de Resistência e Paris. Mais cedo, Janja já havia postado um vídeo mostrando os animais resgatados em uma parceria entre a Secretaria Municipal de Bem-estar animal e o Projeto 101 Viralatas. Também anunciou a doação de uma tonelada de ração para os animais vítimas das chuvas.
Essa é a Esperança, o mais novo membro da nossa família. Ela foi resgatada em Canoas, em meio à tragédia que aflige o Rio Grande do Sul. São milhares de pessoas e animais que sofrem a consequência da crise climática. Só no abrigo em que a adotamos, são 400 bichos que precisam de… pic.twitter.com/dXVMGOv8hn
— Janja Lula Silva (@JanjaLula) May 5, 2024
Além de Lula e Janja, a comitiva do Governo Federal que desembarcou na Base Aérea de Canoas contou com os ministros Rui Costa (Casa Civil), José Múcio (Defesa), Fernando Haddad (Fazenda), Renan Filho (Transportes), Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos), Camilo Santana (Educação), Nísia Trindade (Saúde), Luiz Marinho (Trabalho e Emprego), Wellington Dias (Desenvolvimento Social e Combate à Fome), Marina Silva (Meio Ambiente e Mudança do Clima), Jader Filho (Cidades), Márcio Macêdo (Secretaria-Geral) e Alexandre Padilha (Secretaria de Relações Institucionais).
Os presidentes da Câmara dos Deputados, Arthur Lira; do Senado, Rodrigo Pacheco; e do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas, também estiveram em solo gaúcho.
O grupo esteve no Rio Grande do Sul, sobrevoou áreas atingidas e conferiu as operações de resgate e assistência às vítimas das enchentes. Em contato com autoridades como o governador Eduardo Leite e o prefeito de Canoas, Jairo Jorge, um dos anúncios é a montagem de hospital de campanha para atendimento aos atingidos. Uma das estruturas será disponibilizada na cidade de Canoas.
Créditos do texto/imagem: Portal ABC Mais.