07/05/2024 às 12h13min - Atualizada em 07/05/2024 às 12h24min

CATÁSTROFE NO RS: Satelite Corpernicus mostra Porto Alegre submersa

Invasão da água na capital gaúcha é retratada de cima

Portal ABC Mais
https://www.abcmais.com/brasil/rio-grande-do-sul/catastrofe-no-rs-satelite-corpernicus-mostra-porto-alegre-submersa/


Em meio à enchente do Lago Guaíba, o Satelite Corpernicus mostrou a capital gaúcha vista de cima. A imagem chocante mostra Porto Alegre submersa, invadida pelas águas que atingiram níveis extraordinários no fim de semana e que seguem muito acima da cota de inundação na cidade. Nesta manhã, outras imagens de satélites também mostraram o antes e depois da capital e de outras regiões do RS atingidas por enchente.

Satelite Corpernicus mostra Porto Alegre submersa por causa das fortes chuvas na região Sul do Brasil | abc+

Satelite Corpernicus mostra Porto Alegre submersa por causa das fortes chuvas na região Sul do Brasil | abc+





Satelite Corpernicus mostra Porto Alegre submersa por causa das fortes chuvas na região Sul do Brasil

Foto: Satelite Corpernicus

No domingo (5), o Guaíba atingiu a marca histórica de 5,3 metros, o maior nível registrado em Porto Alegre. Até então, o recorde era de 1941, quando o Lago atingiu os 4,76 metros – nível batido na última sexta-feira (3). Na última atualização do Centro Integrado de Coordenação de Serviços (Ceic) da cidade, o nível estava em 5,25 metros.

Nesta manhã, a prefeitura informou que mais de 9,8 mil pessoas atingidas pela enchente estavam nos abrigos temporários organizados pela administração municipal ou cadastrados junto a parceiros. Além disso, a Estação de Tratamento de Água (ETA) São João foi religada, após três dias inoperante em função do risco iminente de choque elétrico por causa do aumento do nível do Guaíba. Até o momento, há dois sistemas em operação na cidade. Outros quatro seguem parados.


Créditos do texto/imagem: Portal ABC Mais.



Fonte: https://www.abcmais.com/brasil/rio-grande-do-sul/catastrofe-no-rs-satelite-corpernicus-mostra-porto-alegre-submersa/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Error
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp