A Prefeitura de Gramado decretou racionamento de água na cidade. O documento foi assinado pelo poder público na segunda-feira (6) e determina que as atividades de lavagens automotivas estão suspensas até que seja retomada a regularidade da situação.
A água distribuída deverá ser, exclusivamente, para abastecimento e consumo essenciais.
Assim, a comunidade não deve lavar calçadas e fachadas e regar jardins e gramados. O uso de água também deve ser racionado em salões de beleza, academias, clinicas estéticas, e em banho e tosa de animais.
O poder público ainda orienta que os moradores podem contribuir em pequenas ações, como reusar a água na máquina de lavar, não deixar torneiras pingando, regular a descarga de vasos sanitários, eliminar vazamentos, tomar banhos mais curtos e escovar os dentes com a torneira fechada.
Em nota, a Corsan informa que o sistema de abastecimento está sendo normalizado, de forma gradual. “As duas estações de tratamento de água que atendem Gramado e Canela estão trabalhando com 100% de sua capacidade após o conserto da tubulação que transporta água bruta do Poço da Faca, finalizado na madrugada desta terça-feira (7)”, diz o comunicado.
A distribuição para as duas cidades será retomada de forma gradual. Até que seja restabelecido, caminhões-pipa auxiliam no fornecimento de água nos bairros, em reservatórios nos locais mais distantes.
Consertos de redes rompidas ainda ocorrem pelas vias de Gramado, com exceção da área central. O abastecimento no Centro está comprometido devido a erosão no solo, na Rua Henrique Bertoluci, que impede a chegada de técnicos.
A Corsan também orienta a comunidade que a água seja utilizada de forma consciente, apenas para atividades prioritárias. Sem esse cuidado, locais que estão tendo o retorno da água podem voltar a ficar sem.
Créditos do texto/imagem: Portal ABC Mais.