A enchente que dá tímidos sinais de recuo sobre a BR-116, em São Leopoldo, não está impedindo o trabalho do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) na tentativa de liberar a rodovia na ligação com Novo Hamburgo e o interior do Estado. Mapa interativo mostra como estão as principais rodovias gaúchas.
Um sobrevoo com drone feito na tarde desta terça-feira (7) pelo Grupo Sinos revela que, apesar do longo alagamento, máquinas e caminhões trabalham na construção de um aterro sobre o asfalto da BR.
São duas frentes de trabalho, informou o superintendente do Dnit no Rio Grande do Sul, engenheiro Hiratan Pinheiro da Silva. Uma equipe trabalha entre a passarela da Caxias do Sul e as pontes sobre a várzea e o Rio dos Sinos enquanto outra faz o aterro entre o rio e as proximidades do viaduto sobre a Avenida João Corrêa.
Estes dois pontos estão alagados desde o fim da tarde de sábado (4), quando a enchente subiu naquela região de São Leopoldo após o extravazamento dos diques que protegem a cidade das enchentes. Foi na noite de sábado que o Centro de São Leopoldo começou a ficar alagado.
As imagens de drone mostram ainda que, aparentemente, a preparação para uso das pontes novas sobre a várzea e o Rio dos Sinos está concluída. É possível ver os aterros de acesso às pontes novas e, ainda, ligando uma a outra. A questão é que, para liberar as pontes novas é preciso vencer a enchente sobre a BR-116.
A passagem de veículos no trecho do Rio dos Sinos está bloqueada desde o fim da manhã da última sexta-feira (3), quando a água do Sinos começou a bater na parte de baixo da ponte sobre o rio no sentido interior-capital.
Nesta segunda-feira (6) o ministro dos Transportes, Renan Filho, disse que a ideia era liberar em 48 horas o trânsito de veículos na BR-116, entre São Leopoldo e Novo Hamburgo. Considerando as imagens mais recentes do local, é difícil que o prazo seja cumprido.
Desde a noite desta segunda-feira já é possível fazer de carro a ligação entre São Leopoldo e Novo Hamburgo via Lomba Grande e Feitoria. Até então alagada, a Estrada da Integração, em Novo Hamburgo, já está dando passagem. Motoristas que fizeram o caminho relatam viagem de até duas horas.
Créditos do texto/imagem: Portal ABC Mais.