O Rio Grande do Sul registrou, no sábado (11), a passagem de dois tornados. Um no município de Gentil, na região próxima de Passo Fundo, e outro em Cambará do Sul.
Imagens compartilhadas em redes sociais mostram a formação dos redemoinhos em bairros pouco urbanizados. Nos registros, moradores parecem surpreendidos com a força dos ventos.
Em Cambará do Sul, a Defesa Civil informou que os danos se concentraram em Vila Santana. Prefeito de Cambará do Sul, Ivan Borges explica que o tornado começou por volta das 16h30 de sábado e provocou danos em 57 residências, uma escola de educação infantil e um posto de saúde. Aproximadamente 300 pessoas foram afetadas, mas não houve feridos. “Durou segundos. Felizmente não tivemos feridos.”
A prefeitura distribuiu lonas ainda no sábado e a Defesa Civil estadual irá enviar telhas. “Na maioria dos casos os danos foram parciais, nos telhados”, conta o prefeito.
Além do tornado, choveu 150 milímetros na cidade em apenas duas horas na manhã deste domingo. “O nível do Rio Santana está muito alto, mas não atinge casas na cidade. O problema é que essa água toda vai para o Vale do Taquari”, alerta o prefeito.
De acordo com a MetSul, o tornado está ligado a um corredor de vento forte criado em meio ao avanço de uma frente fria. “Cria-se uma situação em que ventos sopram em sentidos divergentes na parte baixa da atmosfera e isso favorece a formação de tornados”.
*Colaborou: Ermilo Drews
Créditos do texto/imagem: Portal ABC Mais.