A semana será de frio em todo o Rio Grande do Sul. Nos próximos dias, chove menos do que nos últimos dias e o sol chega a aparecer em alguns momentos. Porém, há previsão de chuva devido ao ingresso de uma forte massa de ar frio.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para “declínio maior que 5°C”, com risco à saúde, a partir de terça-feira (14). O aviso laranja, que indica perigo, é váçido até as 9 horas de quarta-feira (15) para todo o Estado, além de Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul.
? #Atenção: Previsão de declínio de temperatura (queda de 3ºC e 5ºC em relação ao dia anterior), de hoje (13) até quarta-feira (15), em áreas de MS, PR, e em todo estado de SC e RS.
???? Confira o aviso laranja (perigo) ???? https://t.co/OnvLMhHyLC#temperatura #frio #previsão pic.twitter.com/uRbOL5oReD
— INMET (@inmet_) May 13, 2024
Um segundo alerta do Inmet, amarelo, é para intensificação dos ventos nas regiões litorâneas, movimentando dunas de areia sobre construções na orla. O aviso é válido até a manhã de terça-feira em todo o litoral gaúcho.
Ar polar vai ingressar e trazer queda de temperatura e vento Sul. Na terça-feira, o sol aparece entre nuvens. A instabilidade seguirá de forma fraca no Nordeste do Estado. Com o ar frio, as temperaturas variam entre 11°C e 17°C.
O frio segue na quarta-feira, quando a mínima será de 7°C no Vale do Sinos. A máxima será de 17°C e o sol predomina. Na quinta, esfria ainda mais, com mínima abaixo de 5°C na Grande Porto Alegre. No decorrer do dia, a nebulosidade aumenta e o tempo fica instável, com risco de chuva em diversas regiões.
Na sexta-feira, chove no decorrer do dia no centro do Estado e na Metade Norte, além da região metropolitana de Porto Alegre. A MetSul alerta para altos volumes de chuva em alguns pontos como na Serra gaúcha.
As máximas seguirão abaixo dos 20°C até o fim da semana.
Créditos do texto/imagem: Portal ABC Mais.