A chuva que retornou com força à Serra gaúcha neste final de semana causa transtornos também em Canela. Conforme informações da Defesa Civil nesta segunda-feira (13), seis famílias precisaram sair de casa. Houve, ainda, diversas quedas de barreiras pelo interior da cidade.
Duas residências no bairro São Luiz e quatro no Morro Calçado precisaram buscar abrigo em familiares. Ao todo, são 254 pessoas desalojadas e 208 desabrigados no município.
A Prefeitura ressalta que a instabilidade intensa causa diversos transtornos, como queda de barreiras, alagamentos, transbordamento de córregos, obstrução de bueiros e bloqueio de várias vias. A orientação é que os motoristas evitem trafegar pelas estradas do interior.
As vias que possuem bloqueio total são a Rota Panorâmica, da Cachaçaria do Seu Manoel até a divisa com Três Coroas e no acesso à Usina do Canastra até Três Coroas; além da Estrada do Chapadão, com acesso pela Rua Érico Veríssimo.
A Defesa Civil pede atenção quanto aos movimentos de massas e deslizamentos de terra. Os locais que estão com bloqueio parcial são:
– Morro Alegre
– Rua Alzemiro Boeira do Reis
– Estrada Caracol RS-466 – Trânsito em meia pista devido à queda de barreira próximo a localidade do Pulador
– Estrada dos Bugres
– Estrada do Chapadão
– Amoreira
– Rota Panorâmica – Rodovia Arnaldo Oppitz
– Rua Santa Rosa – Chacrão
A RS-235, no quilômetro 35, tem queda de barreira. O trânsito está em meia pista, próximo ao pedágio de São Francisco de Paula.
Canela ressalta diversas medidas para a população, como forma de segurança e prevenção à vida. Assim, as dicas são:
Não se aproxime de áreas de deslizamento, deixe o resgate para os especialistas; em caso de deslizamento, contate imediatamente os bombeiros; saia imediatamente do local em caso de risco.
Os sinais de alerta para deslizamentos incluem fendas no solo, depressões, rachaduras nas paredes, assim como a inclinação de árvores ou postes. Surgimento de minas d’água podem ser observadas.
Créditos do texto/imagem: Portal ABC Mais.