O Brazil Wine Challenge 2024 alcança um marco histórico, ultrapassando a barreira das mil amostras inscritas pela primeira vez. Com um total de 1.034 amostras submetidas por 191 empresas, o concurso se consolida como um dos principais eventos internacionais de vinhos na América Latina e o único no Brasil com a chancela da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV).
O concurso deste ano registra amostras de 15 países, a saber:
Em comparação com a edição anterior, que teve 903 amostras, houve um aumento de 15% no número de rótulos participantes.
A Associação Brasileira de Enologia (ABE) está atenta às dificuldades logísticas causadas pelas recentes enchentes no Rio Grande do Sul, que resultaram em vias obstruídas e no fechamento temporário do Aeroporto Internacional Salgado Filho em Porto Alegre. O presidente da ABE, enólogo Ricardo Morari, destacou o empenho da associação em colaborar com vinícolas e importadoras para garantir a chegada de todas as amostras a tempo.
As degustações, inicialmente programadas para junho, foram remarcadas para o período de 16 a 19 de julho.
A ABE está focada na composição do júri internacional, que contará com mais de 60 especialistas de diversos países. As degustações seguirão normas internacionais e serão realizadas às cegas no Centro Empresarial de Bento Gonçalves, a Capital Brasileira do Vinho. O evento compreenderá três dias de degustações, totalizando 12 horas de análise técnica, abrangendo visão, olfato e paladar. Os resultados serão anunciados no dia 19 de julho.
A notícia 12º Brazil Wine Challenge: Concurso tem mais de mil amostras de vinho inscritas foi publicada no Portal Leouve.