O Auxílio Brasil tem uma série de benefícios adicionais previstos em suas regras. Um deles é o Auxílio de Inclusão Produtiva Urbana, que garante um abono extra de R$ 200 para beneficiários do programa que conseguem um emprego formal.
Também existe o Auxílio de Inclusão Produtiva Rural, que é voltado pra trabalhadores do campo e possui regras diferentes.
Para ter acesso aos R$ 200 no valor da parcela mensal, basta comprovar que algum membro da família conseguiu um emprego com carteira assinada. Após a comprovação, o cidadão já começa a receber o extra a partir da cota seguinte do Auxílio Brasil.
Isso significa que quem conseguiu um trabalho formal em abril receberá o primeiro repasse do Auxílio de Inclusão Produtiva Urbana junto com o benefício de maio. A responsabilidade pelo gerenciamento desses recursos é do Ministério da Cidadania.
Os repasses de maio começam no dia 18 e seguem até o dia 31, abrangendo os dez últimos dias úteis do mês. Eles seguem a ordem do dígito final do Número de Identificação Social (NIS) dos aprovados.