Fechado para visitação desde o começo de maio, o Museu Histórico Visconde de São Leopoldo já tem data para reabrir. Será no próximo dia 25, dia da comemoração do Bicentenário da Imigração Alemã. A data será marcada por uma comemoração solidária. “Estamos evitando chamar de festa devido a todos os recentes acontecimentos. Mas é a data do Bicentenário, algo que só acontece uma vez e que tem que ser comemorado”, comenta a diretora de relações institucionais do Museu, Ingrid Marxen.
Por isso, no local, estão previstas diversas atrações das 10h30 às 19h30. A programação deve contar com a chegada da cavalgada da imigração, feira de gastronomia típica, jogos germânicos, banda típica, chope, feira de artesanato e atrações infantis. Aos participantes é solicitada a doação de um quilo de alimento não perecível.
Na data, também haverá a abertura da cápsula do tempo. De acordo com o historiador do Museu, Rodrigo Luís dos Santos, a cápsula foi levada para o local em maio de 2003, numa iniciativa de professores e alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental Visconde de São Leopoldo. “Diferente de outras cápsulas, esta não foi enterrada e está guardada no acervo nestes 21 anos. A ideia dos organizadores na época era de que ela fosse aberta durante as celebrações do Bicentenário. Por isso, o conteúdo dela será conhecido no dia 25, às 17 horas”, explica Rodrigo.
Além disso, segundo ele, na data será feito o lançamento de uma nova cápsula. “O ano que esta nova cápsula deverá ser aberto só será divulgado no dia do evento”, revela.
Créditos do texto/imagem: Portal ABC Mais.