Se na semana passada o Rio Grande do Sul enfrentava uma onda de frio, com oscilação entre dias de chuva e de registro de geada com temperaturas negativas, os últimos dias foram de elevação térmica. Em Campo Bom, no Vale do Sinos, nesta quarta-feira (17) fez 21,3ºC, por volta do meio-dia, conforme Nilson Wolff, responsável pela Estação Meteorológica do município.
A partir desta quinta-feira (18), uma massa de ar mais seco passa a influenciar o tempo no Estado. De acordo com a MetSul Meteorologia, com isso o sol aparece na maior parte do território gaúcho, sendo que em muitas localidades terão um dia aberto e com amplos períodos de céu claro, sem nenhuma nuvem.
Leia também: Mais de 5 mil residências do Minha Casa, Minha Vida serão construídas em cidades da região, diz ministro
No entanto, o tempo aberto com resfriamento em superfície favorece por inversão térmica a ocorrência de nevoeiro entre a madrugada e o começo da manhã. “Em vários municípios, o nevoeiro vai ser denso com restrição de visibilidade bastante acentuada. O fenômeno é mais provável em cidades do Centro e do Leste do estado, embora ocorra em outras regiões gaúchas”, pontua a MetSul.
Conforme o prognóstico da empresa especializada em meteorologia, o amanhecer desta quinta ainda será frio, podendo ter geada e temperaturas menores que 5ºC em cidades da Campanha e Aparados da Serra, sendo que em alguns locais as mínimas podem ficar ao redor de 0ºC e até negativas.
O que difere da semana passada é que no decorrer do dia as temperaturas se elevam. A tarde será de marcas agradáveis, acima de 20ºC na maior parte do território gaúcho.
Saiba mais: Gol amplia ofertas de voos para a Base Aérea de Canoas
Nos vales do Sinos e Caí, as temperaturas oscilam entre 10ºC e 21ºC. Essa mínima se repete no Paranhana, mas a máxima será de 22ºC. Na região metropolitana de Porto Alegre as marcas ficam entre 11ºC e 21ºC.
Na serra, os termômetros devem ter registros entre 0ºC e 19ºC e no litoral norte fica entre 12ºC e 21ºC.
Créditos do texto/imagem: Portal ABC Mais.