Um meteoro foi registrado na madrugada desta sexta-feira (6), por uma estação de observação em Torres, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul. O registro ocorreu por volta das 4h15, na divisa do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
A estação de captura é operada por Gabriel Zaparolli e associada à Bramon (Brazilian Meteor Observation Network). Conforme Zaparolli, o meteoro faz parte da chuva ETA Aquáridas, de detritos do cometa Halley, considerada a primeira grande chuva de meteoros de 2022.
Zaparolli informou que o meteoro capturado pela câmera teve a sua queima iniciada a 122 km de altura da atmosfera e se extinguiu a 92 km de altura.
Na madrugada de 25 de abril, um meteoro Fireball, de alta magnitude, desta mesma chuva, caiu sobre o oceano próximo à costa gaúcha, na altura da Lagoa dos Patos. O registro foi feito pelo Observatório Heller & Jung, localizado em Taquara.
De acordo com o diretor do observatório, professor Carlos Fernando Jung, a chuva de meteoros Eta Aquáridas iniciou em 19 de abril e teve seu pico em 5 e 6 de maio, devendo continuar ativa até 28 de maio.