Associada a passagem de ciclone, uma massa de ar frio com forte intensidade está prevista para o Brasil nesta semana, derrubando as temperaturas nas Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. No Rio Grande do Sul, o frio deve ser ser acompanhado de fortes rajadas de vento em algumas áreas nos próximos dias.
O vento aumentará consideravelmente no Sul do Estado, sobretudo no período entre a noite desta terça (17) e a manhã de quarta-feira, quando se espera o pico do fenômeno no Sul e no Leste do Rio Grande do Sul, inclusive em Porto Alegre.
Atípico, o ciclone está previsto para chegar no mesmo período, passando pelo Litoral em direção à costa de Santa Catarina, onde passará a se movimentar no sentido Leste.
“A interação da circulação ciclônica com o ar muito frio pode trazer precipitação invernal (neve ou chuva congelada) nos três Estados do Sul”, ressalta a MetSul Meteorologia.
Dentre as cidades que mais podem ser impactadas pelas rajadas, por várias horas consecutivas, estão Porto Alegre e Região Metropolitana, Chuí, Pelotas, Rio Grande, Camaquã, Mostardas, além da Serra e Litoral Norte.
Risco de falta de luz
É alta a probabilidade de danos, inclusive nos serviços de energia, com a esmagadora maioria dos pontos sem luz na área de concessão da CEEE Equatorial – centenas de milhares de gaúchos podem ficar sem luz no pico da quarta-feira.
(Marcello Campos)