Um ciclone extratropical se intensifica em direção ao Rio Grande do Sul, e o Estado pode registrar ventos de até 110 quilômetros por hora entre esta terça (17) e quarta-feira. As rajadas estão previstas para diversas áreas mapa gaúcho, especialmente na faixa Leste, com potencial destrutivo em alguns pontos, além de deixar o mar agitado na costa.
Conforme os principais serviços de meteorologia, a umidade pode causar chuva na maioria das regiões gaúchas. A tendência é de precipitações de maior intensidade entre a Região Sul e a Região Metropolitana de Porto Alegre. Também não está descartada a ocorrência de chuva congelada em pontos isolados, além de neve na Região dos Campos de Cima da Serra.
As chuvas pontualmente fortes e as rajadas prosseguem na faixa Leste do Estado, mas perderão gradualmente a força, devido ao deslocamento do sistema para Santa Catarina. A projeção é de que o tempo volte a ficar estável na quarta-feira.
A semana também continua com temperaturas em queda. Na Serra, a mínima pode chegar a 3°C na Serra e a 9°C na Campanha. A Defesa Civil recomenda atenção especial às comunidades em situação de vulnerabilidade social, bem como idosos, enfermos, crianças e animais domésticos.
Integrada por diversos órgãos municipais, a Comissão Permanente de Atuação em Emergência (Copae) da Defesa Civil estadual permanece em alerta, acompanhando as atualizações da previsão do tempo. As equipes estão prontas para o atendimento à população.
Porto Alegre
A Defesa Civil de Porto Alegre lançou um alerta preventivo para chuvas de intensidade moderada a forte. De acordo com o órgão municipal, há prognóstico de ventos intensos e rajadas com velocidade entre 60 e 100 quilômetros por hora, cenário que deve se estender até o fim de quarta-feira.
O comunicado segue os prognósticos do Centro Nacional de Gerenciamento de Risco e Desastres (Cenad), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Instituto Nacional de Meteorologia (InMet) e Sala de Situação da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema). Em caso de dúvida ou emergências, o cidadão pode acionar a Defesa Civil (telefone 199) ou Corpo de Bombeiros (193).
Por causa do frio, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) e a Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) anteciparam algumas ações da Operação Inverno, que começa oficialmente no dia 4 de junho.
A partir da noite desta terça-feira, um total de 12 equipes percorrerão ruas de 12 bairros até as 22h, realizando a chamada “busca ativa” e abordagens de pessoas em situação de rua e vulnerabilidade. O objetivo é encaminhá-las a albergues, pousadas e abrigos conveniados à prefeitura.
“Em caso de necessidade, serão disponibilizadas mais 140 vagas em pousadas e uma retaguarda com dez paróquias da Arquidiocese da Capital, com dez vagas em cada uma”, explica o titular da SMDS, Léo Voigt.
(Marcello Campos)