Educadores italianos vêm ao Brasil no dia 4 de junho participar do III Seminário Internacional - Ler o Mundo e a Palavra: contribuições da abordagem Reggio Emilia para pensar a linguagem escrita. O evento, organizado pela Escola Parlenda, reunirá profissionais da educação e pedagogos italianos para refletir sobre a importância do protagonismo das crianças no processo de alfabetização da escrita e de múltiplas linguagens.
A abordagem Reggio Emilia nasceu após o término da Segunda Guerra Mundial e foi guiada pelo pedagogo Loris Malaguzzi, na Itália, disseminando-se pelo mundo. A abordagem defende a criança como um ser pensante, potente, capaz, que atua, é respeitada e exerce seu potencial imaginativo, sendo provocada a descobrir o mundo.
O seminário, organizado pela Escola Parlenda, que vai acontecer na Escola Parlenda (Rua João Batista Dallarmi, 817 - Curitiba/PR) , prevê formação com os pedagogos italianos que irão compartilhar relatos e imagens das escolas italianas.O evento vai trazer nomes de referência da pedagogia Reggio Emilia, como os pedagogos italianos Andrea Pagano e Roberta Prandi.