A tempestade subtropical Yakecan se afastou do Rio Grande do Sul nesta quarta-feira (18), depois de provocar quedas de postes e árvores, destelhamentos de residências e danos em diversos municípios gaúchos, principalmente nos litorais Sul e Norte.
Mais de 220 mil pessoas ficaram sem energia elétrica em todo o Estado devido aos fortes ventos e chuvas registrados na terça-feira (17). Em algumas cidades, como Rio Grande, Tapes, Mostardas, Cambará do Sul e São José dos Ausentes, as rajadas de vento ficaram em torno de 100 quilômetros por hora.
Segundo a Metsul Meteorologia, em Porto Alegre as rajadas atingiram 80 quilômetros por hora na terça-feira. Nesta quarta, com o afastamento da Yakecan, inicialmente classificada como ciclone, os ventos diminuíram consideravelmente na Capital e no interior do Estado, mas a chuva permanece na maioria das regiões, principalmente na Metade Leste.
As temperaturas continuam baixas ao longo desta semana em todo o Rio Grande do Sul, com um frio atípico para o mês de maio.
Fortes ondas de até 5 metros e ressaca estão previstas até esta quinta-feira (19) no litoral gaúcho, conforme alerta da Marinha.