Ao tomar posse como presidente do TRE-RS, nesta segunda-feira, o desembargador Francisco José Moesch, defendeu veemente a urna eletrônica, considerada por ele como um exemplo de modernização, reconhecida internacionalmente pela eficiência e segurança. “A democracia implica liberdade individual e política, acompanhada do respeito à tolerância e à pluralidade. O Estado Democrático de Direito deve ter eleições com voto direto, secreto, periódico e universal”, disse.
O desembargador firmou o compromisso de zelar pela proteção e concretização das próximas eleições, tomando todas as medidas para garantir segurança, probidade e transparência no processo eleitoral.
Moesch assume o cargo no lugar do desembargador Arminio José Abreu Lima da Rosa. Na ocasião, também tomou posse a desembargadora Vanderlei Teresinha Tremeia Kubiak, como vice-presidente e corregedora da instituição, para o mesmo biênio.
No discurso de despedida, Lima da Rosa também defendeu as urnas eletrônicas e reforçou que a principal arma para combater desinformação é a informação, e que é fundamental fortalecer a percepção dos cidadãos em relação à importância do voto, para o desenvolvimento da sociedade.
O post Novo presidente do TRE-RS defende as urnas eletrônicas, respeito a tolerância e pluralidade apareceu primeiro em Rádio Uirapuru.