O papel de uma instituição de ensino não se restringe apenas em gerar conhecimento, mas também, aplica-lo à prática, impactando a comunidade em que está inserida, formando agentes de transformação econômica e social.
Por meio de um projeto de extensão, a IMED, juntamente com a Secretaria de Saúde de Passo Fundo, viabilizou a capacitação de cerca de 60 agentes comunitárias de saúde o município, com o intuito de melhorar o serviço prestado à comunidade.
A oficina, que ocorreu na manhã desta terça (31), foi uma ação desenvolvida por monitores e alunos do Curso de Medicina da instituição, por meio dos conteúdos abordados nas disciplinas curriculares de Saúde Coletiva I e II, onde foram levantados previamente os assuntos de maior necessidade, junto aos trabalhadores locais de saúde. Durante as oficinas, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer mais profundamente os temas relacionados à gestação e doenças como diabetes e hipertensão.
O Secretário Adjunto de Saúde do Município, Luís Schneiders, ressaltou durante sua fala a importância do serviço realizado pelos agentes comunitários de saúde, que são o elo primordial entre a secretaria e a atenção primária à comunidade, respaldando o trabalho de atenção à população desenvolvido pelas 60 agentes vinculadas à Prefeitura de Passo Fundo.
Integraram a equipe de trabalho os professores da IMED, Gustavo Nascimento Cavalcanti, Leodinei Lodi e Vanessa Sebem, juntamente dos alunos monitores Ana Clara Toldo, Karla Scorsatto, Ana Grimm, Maria Luiza Teló, Bruno Florencio e Bárbara Dreyer, ambos acadêmicos do 3º semestre do curso.