Policiais Civis, que integram a Força-tarefa Segurança Alimentar, apreenderam, em Nova Bassano, a quantia de 2,5 toneladas de alimentos impróprios para consumo humano. A ação ocorreu nesta quinta-feira (2).
Durante a ação, foram constatadas diversas irregularidades nos locais visitados, como expor à venda alimentos vencidos, sem procedência e armazenados de maneira inadequada. Durante a ação, o proprietário de um supermercado foi preso em flagrante.
No supermercado fiscalizado, foram apreendidos 1.885 tonelada de alimentos impróprios para o consumo humano. O estabelecimento apresentou produtos sem procedência, validade vencida, armazenamento inadequado, alimentos estragados, além de estar com a licença ambiental vencida.
O estabelecimento também utilizava produtos vencidos para as confecções de pães, salgados, doces e bolos, motivo pelo qual teve sua padaria e respectivo depósito totalmente interditados para limpeza geral e adequações técnicas de armazenamento.
Segundo o delegado, Alexandre Luiz Fleck, a fiscalização promovida tem por objetivo garantir que alimentos seguros sejam disponibilizados à população, ou seja, próprios para o consumo e benéficos para a saúde.
Força-tarefa
A força-tarefa, além da Polícia Civil, também é composta por agentes do Ministério Público Estadual, Secretaria Estadual de Agricultura e Pecuária, Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), Vigilância Sanitária Municipal e Brigada Militar (Batalhão Ambiental).