Mais de 1 milhão de novas empresas foram abertas no primeiro trimestre de 2022, conforme levantamento do escritório de contabilidade Contabilizei, realizado com dados da Receita Federal.
Ao total são 1.022.789 milhão de empresas abertas no período e 79% são Microempreendedores Individuais (MEIs). Os outros 21% são micro, pequenas empresas, empresas de grande porte, indústrias e agronegócios. As empresas abertas dividem-se nos seguintes setores:
Guilherme Soares, vice-presidente da Contabilizei, destaca que há uma retomada na economia do país. “É um número que deve ser comemorado, pois mostra a retomada da nossa economia em um momento em que todos os setores estão conseguindo trabalhar no pós pandemia e, principalmente, mostra o grande potencial dos micro e pequenos empreendedores”, comenta.
Crescimento sustentável
Embora o levantamento prove a volta de um período econômico mais estável, 45% das empresas brasileiras fecham antes de completarem 3 anos, conforme uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 25% dos empreendedores brasileiros que fecham suas empresas apontam a falta de gestão como um dos motivos principais para a falência.
“Mesmo com esses números, ainda há muitas empresas que pecam na gestão. Não dá para se manter no mercado só com a promessa de crescimento”, avalia Richard Clayton, fundador da Trinta Porcento.
Para Richard, há um “erro” que devemos analisar antes de ver os lucros absurdos que algumas empresas obtêm. “Algumas das startups que mais captaram dinheiro nos últimos 10 meses são as que mais demitiram nas últimas 10 semanas. Ou seja, algo deu errado.”
Embora normalmente o “crescimento sustentável” seja atrelado ao meio ambiente, sustentabilidade empresarial não é isso. A principal premissa do crescimento sustentável é uma empresa conseguir maximizar suas vendas e receitas, sem precisar aumentar seus débitos. Outro estudo do IBGE mostra que 60% das empresas abertas no ano de 2012 (teriam quase 10 anos atualmente) fecharam antes de completar 5 anos.
“A realidade é que esses negócios não planejaram o crescimento sustentável da empresa. Visam o lucro por lucro sempre”, analisa Richard.
A gestão empresarial do negócio precisa seguir as boas práticas da administração. As empresas precisam se manter competitivas em longo prazo e o negócio precisa de um bom planejamento estratégico antes de ser aberto.
“Para se equilibrar no mercado brasileiro é necessário mais que apenas a promessa de crescimento. As pequenas, médias e grandes empresas precisam de uma boa gestão financeira que projete o crescimento sustentável”, diz Richard.