O deputado estadual Gabriel Souza (MDB-RS) afirmou que não pretende desistir da pré-candidatura ao governo gaúcho, o que pode travar uma aliança nacional entre MDB e PSDB para a disputa à sucessão presidencial.
Nesta terça-feira (07), o presidente nacional do MDB, Baleia Rossi, pediu ao dirigente da legenda no Rio Grande do Sul, Fábio Branco, que avance nas conversas com o PSDB para uma aliança regional.
O PSDB colocou como uma das condições para o apoio à candidatura presidencial da senadora Simone Tebet (MDB-MS) que o MDB desista da candidatura própria ao governo gaúcho e apoie o nome do ex-governador tucano Eduardo Leite.
“Não pretendo abrir mão da candidatura. Não tenho nenhum tipo de plano de mudança e sigo com uma agenda de candidato”, disse Souza. “O pedido a mim é improdutivo, porque esse assunto é da coletividade do MDB”, acrescentou.Souza afirmou que foi escolhido pelo diretório estadual do partido e que tem o apoio de quase a unanimidade da legenda no Rio Grande do Sul.
“Em dois meses, já percorri 80 municípios gaúchos. Nós somos o maior partido do estado e governamos por quatro vezes o Rio Grande do Sul”, afirmou.
O PSDB estabeleceu até quarta-feira (08) o prazo para um acordo com o MDB em palanques estaduais. Além do Rio Grande do Sul, considerado uma espécie de “fiel da balança”, os tucanos querem contrapartida dos emedebistas em Pernambuco e Minas Gerais. Para quinta-feira (09), a executiva nacional do partido marcou uma reunião para definir se apoiará Simone Tebet ou se terá candidatura própria neste ano.