Pesquisa realizada pelo IBEVAR - Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo aponta que a intenção de compra neste Dia dos Namorados cai pelo segundo ano consecutivo. De acordo com projeção realizada pelo instituto, de 2021 para 2022, a redução será de quase quatro pontos percentuais, caindo de 88,6% para 85,1%. Os indivíduos sondados pela pesquisa que pretendem presentear nesse ano indicaram também preferência de compra nos segmentos de Vestuário, Eletrodomésticos, acessórios e experiências, como jantar romântico e viagens.
“O ano do consumo para o Dia dos Namorados foi em 2020, impulsionado pelo auxílio emergencial liberado na época. Nesse ano, a inflação e a diminuição do poder de compra das famílias impactaram as intenções de compra e os gastos de cada um, reflexo do atual cenário econômico do nosso país”, avalia Claudio Felisoni de Angelo, presidente do IBEVAR.
Com série histórica iniciada em 2018, a projeção de intenção de compra para o Dia dos Namorados registrou aumento de 4,6 pontos percentuais no segundo ano de medição, saltando de 66,6% em 2018 para 71,2% em 2019. Em 2020, ano da implementação do auxílio, o crescimento foi ainda maior: 28,8 pontos percentuais, alcançando 100%. Em 2021, a intenção de compra começa a refletir o atual cenário econômico do país, reduzindo 11,4 pontos percentuais, recuando para 88.6%.
A pesquisa cobriu 60 categorias de produtos e, entre os itens mais cogitados por quem vai comprar um presente nesse Dia dos Namorados estão calçados, com destaque para botas femininas e tênis de corrida; jantar romântico em um restaurante, viagens românticas, perfumes e cafeteiras elétricas. Esses produtos possuem amplas opções e uma faixa de preços menor, facilitando a compra sem comprometer exageradamente o orçamento.
Na lista dos produtos menos citados no momento de presentear o companheiro estão vídeo games, lingeries, porta-retratos, bicicletas, carteiras masculinas, cuecas e aparelhos celulares. Mantendo a mesma faixa do ano passado seguem as joias e viagens romântica.
“O interesse por esses produtos, como bicicletas e vídeo games, cresceu muito durante a pandemia. Portanto, é natural que, agora, depois da expansão expressiva das compras desses itens, se registre um recuo significativo”, conclui presidente do IBEVAR.
A pesquisa do IBEVAR é realizada a partir da coleta e análise de informações nas redes sociais com base em algoritmos de Inteligência Artificial e Natural Language Processing.
Sobre o IBEVAR
O IBEVAR - Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo & Mercado de Consumo é referência em pesquisas e conteúdos sobre Varejo e Consumo e principal plataforma de relacionamento de executivos do setor. Sem fins lucrativos, a organização reúne comitês de Tecnologia e Inovação, Varejo Digital, Gestão de Pessoas e Lideranças Criativas, PRACS e Pricing com executivos de alto nível que debatem temas relevantes para as melhores decisões do mercado. O IBEVAR realiza mais de 40 pesquisas periódicas anuais que contribuem com o mapeamento do setor, como projeções relacionadas a vendas e intenção de compra, inflação e inadimplência, além de realizar pesquisas de tendências das principais datas sazonais e comemorativas do Varejo e de proporcionar a capacitação contínua de profissionais do setor por meio de parcerias educacionais. Fundado em 2009, a organização, que reúne mais de 19 mil associados, desenvolveu também o Prêmio de Inovação para estimular a criação de projetos inovadores e apresentar ao mercado soluções para os desafios do Varejo.