10/06/2022 às 13h23min - Atualizada em 12/06/2022 às 00h01min

Intenção de compra neste Dia dos Namorados cai para 85,1% de acordo com projeção do IBEVAR

Queda reflete o atual cenário econômico do país com aumento da inflação e diminuição no poder aquisitivo das famílias, além do fim do auxílio emergencial que impulsionou as vendas no mesmo período em 2020

SALA DA NOTÍCIA Beatriz Soares Gomes

Pesquisa realizada pelo IBEVAR - Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo aponta que a intenção de compra neste Dia dos Namorados cai pelo segundo ano consecutivo. De acordo com projeção realizada pelo instituto, de 2021 para 2022, a redução será de quase quatro pontos percentuais, caindo de 88,6% para 85,1%. Os indivíduos sondados pela pesquisa que pretendem presentear nesse ano indicaram também preferência de compra nos segmentos de Vestuário, Eletrodomésticos, acessórios e experiências, como jantar romântico e viagens.  

 

“O ano do consumo para o Dia dos Namorados foi em 2020, impulsionado pelo auxílio emergencial liberado na época. Nesse ano, a inflação e a diminuição do poder de compra das famílias impactaram as intenções de compra e os gastos de cada um, reflexo do atual cenário econômico do nosso país”, avalia Claudio Felisoni de Angelo, presidente do IBEVAR.

 

Com série histórica iniciada em 2018, a projeção de intenção de compra para o Dia dos Namorados registrou aumento de 4,6 pontos percentuais no segundo ano de medição, saltando de 66,6% em 2018 para 71,2% em 2019. Em 2020, ano da implementação do auxílio, o crescimento foi ainda maior: 28,8 pontos percentuais, alcançando 100%. Em 2021, a intenção de compra começa a refletir o atual cenário econômico do país, reduzindo 11,4 pontos percentuais, recuando para 88.6%. 

 

A pesquisa cobriu 60 categorias de produtos e, entre os itens mais cogitados por quem vai comprar um presente nesse Dia dos Namorados estão calçados, com destaque para botas femininas e tênis de corrida; jantar romântico em um restaurante, viagens românticas, perfumes e cafeteiras elétricas. Esses produtos possuem amplas opções e uma faixa de preços menor, facilitando a compra sem comprometer exageradamente o orçamento. 

 

Na lista dos produtos menos citados no momento de presentear o companheiro estão vídeo games, lingeries, porta-retratos, bicicletas, carteiras masculinas, cuecas e aparelhos celulares. Mantendo a mesma faixa do ano passado seguem as joias e viagens romântica. 

 

“O interesse por esses produtos, como bicicletas e vídeo games, cresceu muito durante a pandemia. Portanto, é natural que, agora, depois da expansão expressiva das compras desses itens, se registre um recuo significativo”, conclui presidente do IBEVAR. 

 

A pesquisa do IBEVAR é realizada a partir da coleta e análise de informações nas redes sociais com base em algoritmos de Inteligência Artificial e Natural Language Processing.

 

Sobre o IBEVAR

O IBEVAR - Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo & Mercado de Consumo é referência em pesquisas e conteúdos sobre Varejo e Consumo e principal plataforma de relacionamento de executivos do setor. Sem fins lucrativos, a organização reúne comitês de Tecnologia e Inovação, Varejo Digital, Gestão de Pessoas e Lideranças Criativas, PRACS e Pricing com executivos de alto nível que debatem temas relevantes para as melhores decisões do mercado. O IBEVAR realiza mais de 40 pesquisas periódicas anuais que contribuem com o mapeamento do setor, como projeções relacionadas a vendas e intenção de compra, inflação e inadimplência, além de realizar pesquisas de tendências das principais datas sazonais e comemorativas do Varejo e de proporcionar a capacitação contínua de profissionais do setor por meio de parcerias educacionais. Fundado em 2009, a organização, que reúne mais de 19 mil associados, desenvolveu também o Prêmio de Inovação para estimular a criação de projetos inovadores e apresentar ao mercado soluções para os desafios do Varejo.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Error
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp