O dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado em 5 de Junho. Junto com ele vem o Mês do Meio Ambiente, que ocorre na primeira semana de junho e se estende por todo o mês, e sempre nos lembra de pautas relacionadas à sustentabilidade.
A data foi estabelecida em 1972, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo. A Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o Dia Mundial do Meio Ambiente, que passou a ser comemorado todo dia 05 de junho.
Um dos assuntos mais comentados durante o dia é a energia. Cerca de 90% da população mundial tem acesso à energia elétrica, tornando-a um bem inestimável para o mundo.
Embora a energia elétrica seja usada de forma ampla no mundo, o uso sustentável através da energia solar, por exemplo, poderá chegar só a 30% em 2022, segundo a IEA (International Energy Agency). Os países com maior capacidade instalada de geração são a China, Alemanha, Japão e EUA. A China é o país que mais gera instalações de energia solar, com 25,8% da produção global.
Todavia, o Brasil mostra bons índices de crescimento na utilização de energia solar. O país ultrapassou a marca de 1 milhão de consumidores com a própria geração de energia solar. O setor espera um crescimento ainda maior esse ano, com a possibilidade de injetar R$ 50 bilhões na economia do país e gerar 350 mil postos de trabalho. Em 2021, a projeção era de 37%.
As vantagens da energia solar são que ela não polui, é renovável, limpa e silenciosa, pode ser usada em áreas isoladas da rede elétrica, necessidade mínima de manutenção, muito fácil de instalar e é barato para manter.
“Ainda há muito espaço para esse crescimento (de energia renovável). É uma pauta interessante e que deveria estar mais presente no ideal brasileiro. É barata de usar e reduz o custo com contas”, comenta Luiz Alberto Wagner, CEO da HCC Energia Solar. A HCC é uma empresa exemplo na distribuição de energia solar.
A energia solar também auxilia na diminuição de carbono, fator extremamente significativo. O Brasil, no último ano, recebeu duras críticas em Glasgow, Escócia, na Cúpula da ONU sobre emissões dos gases.
O país, durante a cúpula, prometeu a diminuição de 50% da emissão desses gases até 2030, meta que dificilmente será cumprida, segundo especialistas. Mesmo com as dificuldades ecológicas, a Semana do Meio Ambiente lembra a população sobre o caminho do desenvolvimento sustentável.