Quase 2,5 toneladas de alimentos impróprios para o consumo foram apreendidas durante uma operação do Programa Segurança Alimentar RS, do MP (Ministério Público), realizada na quarta-feira (29) em Ijuí, na Região Noroeste do Estado.
Cinco mercados foram vistoriados. Os fiscais interditaram um estabelecimento e autuaram os demais. As principais irregularidades encontradas foram produtos com prazo de validade vencido ou sem prazo no rótulo, alimentos sem procedência e com armazenamento em temperatura inadequada.
O mercado interditado apresentava péssimas condições de higiene, inclusive, com a presença de insetos mortos em seu depósito, próximos a alimentos. Os nomes dos estabelecimentos fiscalizados não foram divulgados pelo MP.
Além de agentes do MP, participaram da operação representantes da Vigilância Sanitária Municipal de Ijuí, da Secretaria Estadual da Saúde, da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, da Delegacia de Proteção ao Consumidor e da Patrulha Ambiental da Brigada Militar.