01/08/2022 às 22h12min - Atualizada em 02/08/2022 às 00h04min

Acampamento Farroupilha, em Porto Alegre, terá 222 piquetes na edição deste ano

A prefeitura de Porto Alegre contabilizou 222 piquetes inscritos para o Acampamento Farroupilha de 2022, que será realizado de 7 a 20 de setembro no Parque da

Rádio Pampa
https://www.radiopampa.com.br/acampamento-farroupilha-em-porto-alegre-tera-222-piquetes-na-edicao-deste-ano/

A prefeitura de Porto Alegre contabilizou 222 piquetes inscritos para o Acampamento Farroupilha de 2022, que será realizado de 7 a 20 de setembro no Parque da Harmonia (Centro Histórico). Trata-se da primeira edição do evento após dois anos de paralisação por causa das restrições de atividades em meio à pandemia de coronavírus.

O prazo para manifestação de interesse terminou na sexta-feira (29). Com valores que chegam a R$ 3 mil, as taxas cobradas dos piquetes têm como destino o custeio de energia elétrica, consumo de água, limpeza do parque e recolhimento de lixo e resíduos, de forma rateada por metro-quadrado.

Já a prefeitura terá a incumbência de fornecer serviço de coleta de resíduos sólidos, ao passo que a pasta municipal da Cultura, a Comissão dos Festejos e a concessionária Gam3 respondem por aspectos como projetos artísticos e a manutenção da Chama Crioula nos piquetes. A montagem das unidades deve ser iniciada no dia 13.

Os grupos apresentaram projetos culturais relativos às etnias do gaúcho, tema do evento – viabilizado por uma parceria entre a Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Smcec) e a empresa.

Uma das mais tradicionais realizações do gênero no Rio Grande do Sul, o Acampamento também terá um Piquete dos 250 anos (alusivo ao aniversário da capital gaúcha) e uma série de mudanças no tamanho e disposição dos lotes.

Isso inclui nova área, de 100 metros-quadrados, a fim de atender ao edital de concessão do parque e às normas de segurança exigidas pelos bombeiros no que se refere à circulação interna das ruas e Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndio (PPCI).

Pelas regras do contrato, a concessionária será responsável pela instalação de luz e água, banheiros públicos, execução do PPCI, licenças de operação e pagamento das taxas do Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad), entidade responsável pela cobrança de direitos autorais de músicas tocadas em eventos.

O regulamento foi aprovado de forma unânime pela Comissão Municipal dos Festejos Farroupilhas de Porto Alegre, em encontro neste ano com a presença de representantes da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa, concessionária Gam3 Parks, Associação dos Acampados, Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RS), Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e Câmara de Vereadores.

Histórico

O evento hoje conhecido como Acampamento Farroupilha nasceu junto com a criação do Parque da Harmonia, em 1981. Nos dois anos seguintes, o que havia eram grupos de amigos ou piquetes que ficavam na área da chamada “fazendinha” – o Piquete Chimango, fundado em 1979 pela família Carrão, é considerado “pioneiro”.

Esses gaudérios cavalgavam até o parque, um ou dois dias antes do desfile de 20 de setembro, fazendo do local uma pousada ou ponto de concentração. Os mais antigos frequentadores do parque faziam suas “gauchadas” bebendo e tocando violão e gaita-ponto principalmente nos finais de semana.

Em 1984 a Fazendinha do Harmonia passou a ser administrada pela antiga Epatur (empresa pública municipal então responsável pelo turismo de Porto Alegre). O galpão que existia na época foi alugado à churrascaria Galpão Crioulo e precisou ser reconstruído, nos mesmos moldes, após um incêndio em outubro de 1986.

(Marcello Campos)



Fonte: https://www.radiopampa.com.br/acampamento-farroupilha-em-porto-alegre-tera-222-piquetes-na-edicao-deste-ano/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Error
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp