02/08/2022 às 20h25min - Atualizada em 03/08/2022 às 00h01min

Cerca de 1,9 mil municípios não têm rede coletora de esgoto, diz MDR

Segundo o Ministério do Desenvolvimento Regional, essas cidade utilizam soluções alternativas, como fossas sépticas, fossas rudimentares e galerias de águas pluviais.

Agência Brasil
https://agenciabrasil.ebc.com.br/direitos-humanos/noticia/2022-08/cerca-de-19-mil-municipios-nao-tem-rede-coletora-de-esgoto-diz-mdr

Um levantamento divulgado hoje (2) mostrou que 1.937 municípios brasileiros não têm rede coletora de esgoto e utilizam soluções alternativas. Dentre essas soluções incluem-se fossas sépticas, fossas rudimentares, galerias de águas pluviais e lançamento de esgoto em curso d’água.



Um total de 4.744 municípios informaram seus dados relativos a esgotamento sanitário para o Diagnóstico Temático da Gestão Técnica de Esgoto, lançado pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR).



O levantamento feito em 2020 e mostra ainda que 2.807 municípios disseram ter rede de abastecimento de água e rede coletora de esgoto.



No recorte regional, a Região Norte é a que tem menor índice de atendimento total de esgoto, chegando a 13,1%. Já o Sudeste lidera o índice de atendimento total, com 80,5%. Em seguida vem o Centro-Oeste (59,5%), o Sul (47,4%), e o Nordeste (30,3%).



“Existe uma variação muito grande entre as macrorregiões. No caso do atendimento urbano temos valores um pouco mais altos, pois estamos falando de atendimento por sistema coletivo ou rede coletora”, disse Sérgio Brasil Abreu, assessor técnico especializado e coordenador substituto da Coordenação de Informações, Estudos e Pesquisas (Ciep).



O diagnóstico integra o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) e inclui informações sobre prestação de serviços públicos de esgotamento sanitário no Brasil, índices de atendimento de coleta e tratamento de esgoto e soluções alternativas implementadas no país. O documento pode ser acessado aqui.




Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/direitos-humanos/noticia/2022-08/cerca-de-19-mil-municipios-nao-tem-rede-coletora-de-esgoto-diz-mdr
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Error
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp